quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

RECEITA: BOLINHO DE BANANA - Nutricionista Anne Dalla Costa



Esmagar uma banana média em um potinho. Adicionar um ovo inteiro, duas colheres de aveia em flocos e 1 scoop de whey protein. Mexer bem. Adicionar uma pitada de fermento e levar ao microondas por três minutos. Banana picada e canela a gosto. 


RECEITA: BOLINHO DE BANANA - Nutricionista Anne Dalla Costa 

RECEITA: SNACK DE FRUTAS SECAS - Nutricionista Anne Dalla Costa



Esta é uma opção de lanche completo, pois contem as frutas secas que são fontes de carboidrato rico em fibras, que fornecerá energia, as nuts que são fontes de gorduras saudáveis e o whey protein que auxilia na imunidade, manutenção de massa magra e queima de gordura corporal.

15 frutas secas (damasco ou ameixa preta ou tâmara ou figo)
½ xícara de nuts (castanhas, amendoim, nozes...)
2 scoops de whey protein
Opcionais: coco, chocolate meio amargo, canela...

1)Triture todos os ingredientes em um processador (ou rapidamente em liquidificador)
2)Divida em 4 porções
3)Modele no formato desejado
4)Consuma nos lanches



Fonte: Nutricionista Anne Dalla Costa

RECEITA: CREME DE ABACATE COM CACAU - Nutricionista Anne Dalla Costa


O abacate é rico em gorduras insaturadas que aumentam a imunidade, melhoram a produção hormonal e o perfil de colesterol, possuem ação anti-inflamatória e hidratante. Já o cacau contém alta concentração de compostos fenólicos, que aumentam a absorção da vitamina C e possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento celular e prevenindo doenças cardíacas e neurológicas.

1 abacate médio bem maduro

3 a 4 colheres (sopa) de cacau em pó
2 scoops de whey protein sabor baunilha ou chocolate, hidratado com ½ xícara de água
Adoçante a gosto

1)Bata todos os ingredientes em um processador ou liquidificador

2)Leve para gelar por aproximadamente 20 minutos
3)Consuma preferencialmente no dia que for feito
4)Opcionais: coco, chocolate meio amargo, canela, geleia sem adição de açúcar...



Fonte: Nutricionista Anne Dalla Costa 


HIDRATAÇÃO E CARBOIDRATOS DURANTE A CORRIDA. ESTRATÉGIAS!!

HIDRATAÇÃO E CARBOIDRATOS DURANTE A CORRIDA. ESTRATÉGIAS!!


Em tempos de corrida e, agora com altas temperaturas,  hidratação torna-se ainda mais importante recurso ergogênico para sua performance. Quando se fala em hidratação, temos que levar em consideração alguns pontos:

1. tipo de corrida
2. intensidade da corrida
3. tempo de corrida.

Recurso ergogênico INDISPENSÁVEL, independente de intensidade, tipo de corrida ou qualquer outro parâmetro, a ÁGUA deve ser consumida durante o treino e/ou competição. Treinar o organismo da mesma forma que vai competir é uma estratégia simples mas que garante excelentes resultados.

Dependendo da intensidade e do tempo de corrida, CARBOIDRATOS devem ser consumidos durante essa competição para manutenção da performance. Pouco se fala , mas o carboidrato é um alimento extremamente importante para seu sistema imunológico, ou seja, ajuda manter seu organismo estável  (bioquímica, hormônios, neurotransmissores...), dessa forma garantindo seus resultados.

Não há receita de bolo para água e carboidratos, a ideia é que sejam ingeridos em intervalos regulares para que não haja queda de rendimento. Cada caso é um caso, quando montamos essas estratégias levamos em consideração:

1. tempo de esvaziamento gástrico
2.  velocidade de digestibilidade (estômago + intestino)
3. ocorrências de refluxo
4. melhor aceitação do tipo de carboidratos por parte do atleta e/ou desportista

Entender o tratogastrointestinal é a primeira estratégia para o sucesso do atleta e/ou desportista!!

Fonte: Nutricionista Rafael Longhi Sampaio de Barros 

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS - Nutricionista Mariana Escobar





Orientações Nutricionais para Praticantes de Atividade Física
Os praticantes de atividade física devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados;

Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água (os minerais são indispensáveis para nossa contração muscular).
Nunca comece seu treinamento em jejum, seu organismo precisa da energia dos alimentos, caso contrário a energia será retirada do seu músculo, deixando-o fraco;
Alimentação antes do exercício: A refeição ideal antes do exercício deve ser composta basicamente por carboidratos, ser moderada em proteínas e pobre em gorduras. (pães, macarrão, frutas, bolo sem cobertura, maltodextrina...). Obs. As refeições ricas em gorduras oferecidas antes do exercício podem causar desconforto gástrico e cansaço.
Escolha os melhores alimentos para os horários certos:
Horário
Sugestões de alimentos
3 ou mais horas antes
Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas, pães, biscoitos e bolos simples, queijo ou carne magra, iogurte desnatado, cereal com leite desnatado, batata assada, macarrão, polenta, aipim, arroz...
2 a 3 horas antes (Pouca Proteína)
Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas, pães, biscoitos e bolos simples (sem cobertura adicional), leite desnatado, queijo magro, batata assada, macarrão, polenta, aipim, arroz...
1 ou 2 horas antes
Suco de frutas, Pães, biscoitos sem recheio, batata assada, macarrão, polenta, aipim, arroz...
30 minutos antes
Maltodextrina, carboidrato em gel, gatorade, pães, biscoitos sem recheio...
Alimentação durante o exercício: quando o treino for extenso, com mais de 1 hora de duração, intercalar isotônico com água. No caso de um treino muito exaustivo, a cada 45 minutos pode-se fazer uma reposição com carboidrato (gel de carboidrato, maltodextrina, dextrose, sportdrink, gatorade...)
Após a prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e consuma também alimentos fontes de proteínas para recuperar o seu músculo (Suplementos esportivos que contenham carboidratos e proteínas)
Hidratação: A ingestão de líquidos deve acontecer antes, durante e depois da prática esportiva;
· 2 h antes do exercício: ingestão de 500 mL de líquidos
· Carboidratos e eletrólitos são essenciais como repositores energéticos e retardam a fadiga (isotônicos)
· Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercícios (200 mL)


Nutricionista Mariana Escobar 



Fonte: Nutricionista Mariana Escobar 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Milho antes do treino? Conheça os alimentos do verão que podem turbinar seus exercícios

Veja como comidas típicas da estação podem ser grande aliadas no pré e no pós-treino

15/01/2015 | 17h56


Nutricionista dá dicas para manter princípios básicos de higiene com a alimentaçãoFoto: Félix Zucco / Agencia RBS
Existem alimentos que são a cara do verão: milho bem novinho na beira da praia, água de coco gelada depois da caminhada, tapioca fresquinha no café da manhã. Mas você sabia que eles podem ser grandes aliados nas dietas pré e pós-treino no verão?
A nutricionista Marina Fernandes Cargnin listou os alimentos da estação quem podem ser consumidos antes e depois dos exercícios físicos. Confira:
Pré-treino
Milho – O milho é um cereal e, por isso, é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia. Por ser um carboidrato complexo, alivia a vontade de comer doces proporcionando mais saciedade, além de evitar a sensação de fome durante o treino. O milho é rico em ácido fólico, que é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína. Além disso, é um alimento rico em vitamina B1 (tiamina), conhecida como a vitamina da memória, por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios.
Melancia – Além de ser uma fruta típica da estação, saborosa, refrescante e com muita água, ela ainda é rica em vitaminas A, B6 e C. A vitamina A é importante para a saúde ocular e também aumenta as ações de combate à infecção dos glóbulos brancos. A vitamina B6 ajuda na produção de anticorpos, que são parte fundamental do sistema de defesa do corpo humano.
Açaí – Fruta rica em antocianina, substância que ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame. O açaí também é rico em vitamina E, que combate o envelhecimento das células, possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. Pode ser combinado com outro tipo de fruta ou cereal como granola para alimentar a oferta de energia ao longo do treino.
Água de coco – Pode ser uma opção para antes ou depois do treino. Rica em nutrientes e minerais, a água de coco é conhecida principalmente por hidratar o corpo. Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Ela é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.
Pós-Treino
Depois da atividade física, é importante reidratar o corpo, além de consumir alimentos que possam acelerar o processo de recuperação do corpo. São eles:
Peixes magros – Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma carne de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo, porque o peixe é rico em ômega 3, componente importante para todos esses processos. Uma ótima opção de proteína sem gordura e de fácil de digestão nesse época de temperaturas mais elevadas.
Vitamina de morango – O morango é uma fruta riquíssima em vitaminas e minerais, além de ser de ser uma fruta de baixo teor calórico. Pode ser combinado com leite em pó ou leite desnatado para aumentar o valor protéico do shake. Possui cálcio, mineral fundamental para a contração muscular, além de essencial para a transmissão nervosa e a coagulação do sangue.

Tapioca – Rica em carboidratos, é opção bem conhecida no verão por ser prática e leve para os dias de mais calor. A tapioca não tem glúten, porém, por não ter fibras, possui alto índice glicêmico, sendo mais indicada para fase do pós-treino. Pode ser combinada com frutas, geleias, ou com uma fonte magra de proteína, como queijos brancos, vegetais cozidos, como brócolis ou espinafre, ou até mesmo com frango desfiado ou ovos.
Nutricionista Marina Fernandes Cargnin


Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos