sábado, 29 de agosto de 2009

Dicas para cortar algumas calorias do dia a dia

Dicas para cortar algumas calorias do dia a dia

Dicas Para Cortar Algumas Calorias do dia a dia

- No lugar do leite integral, beba leite desnatado;

- Troque o açúcar por adoçante;

- Substitua o queijo prato pelo queijo fresco;

- Substitua os iogurtes naturais pela versão light;

- Substitua o ovo frito pelo cozido;

- Troque o molho branco por molho de tomate feito em casa e sem óleo;

- Escolha purê de batata no lugar de batatas fritas;

- Na hora do lanche, escolha presunto magro defumado no lugar do tradicional;

- Troque os biscoitos amanteigados por biscoitos salgados;

- Carregue na bolsa uma fruta ou barra de cereal para a hora da fome;

- Coma bem de manhã, menos na hora do almoço e menos ainda à noite;

- Corte uma boa parte do sal da sua alimentação;

- Prefira macarrão em tiras (espaguete, talharim, fusili) no lugar de recheados (ravióli, caneloni) ou massudos como o nhoque;

- Sempre que for comer ou preparar alguma coisa, veja se não existe uma opção mais light, sem alterar muito o seu desejo de consumo;

- Sempre retire a pele de aves, quando for preparar molhos, ensopados, etc. A pele das aves é muito rica em gorduras, que aumentam o colesterol e as calorias do preparo;

- Evite ou diminua a ingestão de produtos embutidos como salsichas, salames, presuntos, mortadelas, patês;

- Sempre que possível comer carne branca; frango ou peixe (assado ou cozido), ao invés de carne vermelha;

- Troque a margarina no pão por geléia light;

- Substitua a colher de sopa pela de sobremesa para medir temperos;

- Substitua o refrigerante pelo suco natural.

Referência: www.nutricaoetiva.com.br

ARTIGO RETIRADO DE: www.probiotica.com.br

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Comer chocolate reduz risco de morte após infarto

Comer chocolate pelo menos duas vezes por semana reduz em um terço o risco de mortalidade cardiovascular quando a pessoa já sofreu um ataque cardíaco, em comparação a pessoas que não se deixam seduzir pelo doce, diz um estudo sueco publicado no exemplar de setembro do "Journal of Internal Medicine".

"O consumo de chocolate está muito associado com uma redução da mortalidade cardíaca em pessoas --não diabéticas-- que tenham sobrevivido a um infarto", enfatiza o estudo.

Essa correlação benéfica depende da dose --ou seja, aumenta com a quantidade ingerida--, com o estudo sugerindo que mais vale um pouco de chocolate do que nada.

"Devido à sua porcentagem de gordura e de açúcar (variável em função de sua composição), o chocolate deve ser proibido para os diabéticos" (Lembre-se: Chocolife não contém açúcar, nem maltodextrina o que lhe garante um baixíssimo índice glicêmico e sua única gordura é manteiga de cacau, benéfica pára o sistema cardiovascular).

Por isso, Imre Janszky e seus colegas do Instituto Karolinska de Estocolmo, autores do estudo, se centraram nos suecos que não padecem dessa enfermidade, estudando 1.169 homens e mulheres não diabéticos entre 45 e 70 anos e que sofreram infarto no início dos anos 90.

Todos foram submetidos a um acompanhamento de oito anos depois da hospitalização.

Antes de receber alta no hospital, foram interrogados sobre a frequência de seu consumo de chocolate preto e ao leite (cotidiano, semanal e mensal) e sobre a quantidade consumida durante os últimos 12 meses.

Foram levados em consideração outros critérios, como o consumo de álcool e de tabaco, além de obesidade, para que os resultados não fossem comprometidos.

As virtudes do cacau e, por extensão, do chocolate preto, já eram conhecidas por seus efeitos sobre a tensão arterial e a fluidez sanguínea.

Os antioxidantes (flavonoides), abundantes no chocolate preto, podem ser os responsáveis. Assim, convém verificar a porcentagem de cacau antes de comprar a barra, já que algumas contêm apenas 10 a 15%.

Outros estudos demonstram que o chocolate pode reduzir a mortalidade dos homens de idade avançada e com boa saúde, e das mulheres depois da menopausa.

Ainda que reconhecendo seus méritos, os médicos alertam que o uso abusivo da guloseima pode provocar problemas de excesso de peso.

"Incentivo, no entanto, aqueles que buscam uma saúde melhor que pensem no chocolate em quantidades pequenas", sugere Kenneth Mukamal, coautor do estudo.

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos