Aminoácidos de Cadeia Ramificada – BCAA
A sigla derivada de sua abreviação em inglês “Branched Chain Amino Acids – BCAA`S” compreende três aminoácidos essenciais de cadeia ramificada e que não são produzidos pelo organismo, encontrados, sobretudo, em fontes protéicas de origem animal, sendo eles: VALINA, LEUCINA e ISOLEUCINA.
O principal papel dos BCAA`S é na manutenção e recuperação do tecido muscular, necessários no período de estresse metabólico durante a atividade física intensa, contribuindo para a “performance” de longa duração evitando a fadiga e atuando como fonte de energia para o músculo esquelético.
Alguns efeitos ergogênicos da suplementação com BCAA`S têm sido sugeridos
• Auxiliam na hipertrofia muscular;
• Têm ação anticatabólica;
• Retardam a fadiga central;
• Melhoram a “performance”;
• Poupam os estoques de glicogênio muscular;
• Aumentam os níveis plasmáticos de glutamina, após exercício intenso, podendo fortalecer o sistema imunológico.
Nessas situações os BCAA`S são absorvidos no intestino através do transporte ativo sócio-dependente, transportados até o fígado via circulação porta, estimulando a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias. No fígado podem ser utilizados como substância para a síntese protéica e se depositam no músculo esquelético.
Por esses fatores, estimulam uma maior entrada de glicose nas células dando mais energia durante os treinos e propiciando ótima absorção de matéria-prima na construção dos músculos. O indicado mostrado nas pesquisas é ingerir BCAA`S antes e depois dos treinos, para poder suprir todas essas necessidades.