OMEGA 3, 6 E 9 E SEUS BENEFICIOS PARA A SAÚDE FISICA E MENTAL
O óleo de peixe traz muitos benefícios ao organismo devido à presença de ácidos graxos essenciais, uma vez que nem todas as gorduras são prejudiciais.
Ômega 3: Esse ácido graxo é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento de diversos órgãos. Como o corpo humano não é capaz de produzi-lo é preciso obtê-lo por meio de alimentação ou suplementação. Ele age nas paredes das artérias, têm ação antinflamatória, modificando sua estrutura. Assim, diminui a viscosidade do sangue, aumentando a oxigenação dos tecidos e diminuindo a pressão arterial o que previne o entupimento dos vasos sanguíneos, e isto está associado a menores índices de problemas cardiovasculares e derrame. Pesquisas também já comprovaram que ele auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL) principalmente quando associado à hábitos de alimentação saudável e práticas de exercícios. Também pesquisas recentes mostraram que esse tipo de lipídeo colabora para a saúde mental, já que ele é capaz de amenizar os efeitos do stress e estimular a memória e o humor. O consumo do ômega 3 mantém o cérebro ativo contribuindo para desenvolver a concentração, motivação, coordenação e reação ágil.
Ômega 6: Assim como o ômega 3, esse nutriente faz parte do grupo de gorduras benéficas que cooperam em variados e importantes processos bioquímicos e hormonais, além de estimular o sistema imunológico e auxiliar na cicatrização da pele. Ele está ligado diretamente na formação das células saudáveis, que deixam a pele mais bonita e no fortalecimento da fibra capilar, o que evita a quebra e reestrutura o fio dos cabelos. Também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose, pois facilita o desenvolvimento e resistência da massa óssea, além de absorver com mais facilidade o cálcio, que é um mineral essencial para a manutenção dos ossos. O ômega 6 é formado basicamente pelo ácido linoleico (LA), sendo encontrado nas sementes de plantas.
Ômega 9: Já este participa do metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Ele é fundamental para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM e menopausa, pois é rico em lignanas, substâncias que agem de forma semelhante ao estrógeno, um hormônio feminino, por isso, pode amenizar a irritabilidade, ondas de calor, suor e ansiedade. Os componentes presentes nele têm propriedades capazes de reduzir a inflamação e restabelecer a sinalização celular que controla o apetite, facilitando a redução de medidas na região abdominal, ajudando na perda de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário