sexta-feira, 18 de outubro de 2013
colágeno é uma proteína
O colágeno é uma proteína. Sua função é estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos, passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano. Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção adequada do colágeno no organismo.
Uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.
Benefícios do Colágeno para a Beleza:
Os cabelos e a pele são diretamente beneficiados com nutrição e jovialidade, com o uso dessa proteína é possível evitar e combater problemas estéticos comuns como a celulite e as estrias já que os dois problemas causam a deformação da pele que perde sua firmeza e elasticidade. O colágeno vai agir de duas formas sobre eles ajudando a eliminar a gordura do corpo e deixando a pele saudável.
Benefícios do Colágeno para a Saúde:
* Prevenção e tratamento da Osteoporose – doença que atinge os ossos diminuindo sua massa e tornando-os fracos e suscetíveis á quebra;
* Prevenção e tratamento da Osteoartrite – doença que causa a degeneração das cartilagens que compõem as articulações do nosso corpo.
Para melhorar a absorção do colágeno pelo organismo deve-se aliar sua ingestão juntamente com alimentos ricos em vitamina C e vale lembrar que o colágeno é muito importante para os adeptos das dietas pouco calóricas, pois o baixo valor calórico na alimentação contribui para a perda de colágeno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica
Nenhum comentário:
Postar um comentário