terça-feira, 19 de novembro de 2013
Alimentos que contribuem para a saúde da pele.
Alimentos que contribuem para a saúde da pele.
Ter uma alimentação equilibrada é uma boa opção para manter a pele bonita e saudável. Deixe de lado frituras, excesso de açúcares e alimentos gordurosos, isso irá diminuir a quantidade de toxinas corporais e, consequentemente, melhorar a qualidade da pele. Outro quesito importante quando falamos de pele é a questão da hidratação. Ingerir ao menos dois litros de líquidos ao dia também ajuda a eliminar as toxinas e proporciona uma pele mais hidratada, brilhante e com elasticidade. Por isso alimentos como: queijos, frutas, legumes, peixes e grãos, ricos em vitaminas A, C, D e E, não podem ficar de fora da sua alimentação. Eles atuam como antioxidantes e protegem contra os radicais livres e ainda ajudam no processo de antienvelhecimento.
Frutas e legumes de cor laranja-avermelhadas
As frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes (licopeno e vitamina A) que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele. Aproveite para acrescentar mais frutas e legumes à sua alimentação diária.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode auxiliar no processo de retardo do envelhecimento. A vitamina C é solúvel na água e os níveis desta vitamina, que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos (o excesso é excretado pela urina), o que significa que a ingestão diária é muito importante. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas a tangerina, maracujá, abacaxi e limão são também boas opções para manter os níveis de vitamina C regulares.
Chá Verde e Chá Branco
Também apresentam as mesmas propriedades antioxidantes dos alimentos acima, mas por ser líquido, pode ser mais fácil de ser consumido. A Universidade da Califórnia concluiu que o extrato do chá contribui para a melhora da textura e da aparência da pele ao ser aplicado no rosto duas vezes ao dia, durante um mês.
Use com moderação:
· Doces - o açúcar aumenta a quantidade de glicose disponível na corrente sanguínea. Esta glicose, por sua vez, se liga às proteínas responsáveis por manter a elasticidade e a firmeza da pele, impedindo que cumpram plenamente suas funções.
· Sal - o ingrediente estimula a retenção de líquidos pelo organismo, favorecendo a inflamação da pele. Além disso, o inchaço deixa a celulite mais evidente.
· Bebidas alcoólicas - levam à desidratação do organismo, provocando a perda de umidade da pele e o aparecimento de rachaduras e fissuras.
· Café - uma quantidade maior do que quatro xícaras de café por dia favorece o aumento dos níveis do hormônio cortisol no organismo, levando ao envelhecimento da pele e à desidratação.
· Óleo de soja - quando utilizado para frituras, ele é absorvido pelo alimento. Em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura, prejudicando a circulação sanguínea e a oxigenação das células da pele. Com isso, ela perde a elasticidade e as rugas aparecem.
· Embutidos - alimentos como salame, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos, substâncias que promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce.
· Pães e massas - no organismo, eles são convertidos no mesmo tipo de açúcar dos doces, prejudicando a elasticidade e a firmeza da pele.
· Carne vermelha - contém grande quantidade de gordura saturada, que pode prejudicar a circulação e a oxigenação das células, além de acelerar a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Estes alimentos provocam efeito totalmente contrário: intoxicam o organismo e deixam a pele sem vida. Por isso, o melhor é evitar o consumo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica
Nenhum comentário:
Postar um comentário