Na correria do dia a dia, é muito comum não conseguirmos suprir toda nossa de vitaminas e minerais, e não são poucos. Claro, que necessitamos de todos esses micronutrientes para uma boa nutrição orgânica, mas uma vitamina merece uma atenção em especial, a Vitamina B12.
Esta conhecida como cobalamina (ou cianocobalamina), possui importantes funções em no nosso organismo onde vale destacar:
Necessária à Eritropoiese (formação de hemácias ou glóbulos vermelhos na medula óssea);
Participa no metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos; tendo portanto uma ação anabólica para a construção de tecidos (músculos, tecido conjuntivo, pele, unhas, cabelos, etc.);
Possui uma função indispensável na formação do sangue;
Previne problemas cardíacos e derrame cerebral;
Necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.
Segundo a organização norte-americana Food and Nutrition Board, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (µg) para adultos, 1,2 µg para crianças de até oito anos e 2,8 µg para gestantes e mães que amamentam.
DEFICIÊNCIA – Vitamina B12
Esse é o único nutriente que não pode ser obtido satisfatoriamente apenas de fontes vegetais. Vegans que tomam suplementos tem menos risco de desenvolver deficiência de B12 do que pessoas que comem carne. A vitamina B12 é necessária para a formação de células vermelhas do sangue bom, a função neurológica e síntese de DNA. Sua deficiência pode provocar anemia perniciosa, cujos sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais se não houver tratamento; fraqueza; convulsões e dano irreversível no tecido parietal gástrico; Afta na boca.
Os principais sintomas são:
Anemia megaloblástica, que resulta da inibição da síntese de DNA na produção de glóbulos vermelhos;
Fadiga;
Fraqueza;
Constipação;
Perda de apetite e perda de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário