Você sabia que um prato com cores variadas pode prevenir doenças e emagrecer até 7 quilos em 20 dias? Receita de Camila Pitanga para manter a boa forma, a Dieta das Cores combina os benefícios dos nutrientes presentes em alimentos naturais e calorias reduzidas, quando comparados a produtos industrializados. Elaborada pelo nutricionista norte-americano David Heber, da Universidade da Califórnia, a dieta consiste em dividir os alimentos em 6 grupos de cores. Seguindo este princípio, quanto mais cores estiverem no prato, melhor.
De acordo com a nutricionista Myriam Garson, “além de prazer, um prato colorido nos fornece fitoquímicos, vitaminas e minerais. Além de emagrecer, a dieta permite reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, entre outras doenças”. Ela explica que o ideal é consumir 5 porções de frutas, legumes e verduras por dia, mesclando cores dos diferentes grupos.
Myriam lembra que as proteínas também devem marcar presença no prato. “É preciso ingerir carnes, ovos, leite e leguminosas como a soja, além de beber 2 litros de água”, diz a nutricionista.
Alimentos industrializados não contam
De acordo personal diet Luciana Harfenist, os grupos de cores orientam a seleção de frutas, legumes e verduras, mas não inclui produtos industrializados, como biscoitos e chocolates, que são pouco nutritivos e extremamente calóricos. “O ideal é que o prato contenha alimentos dos seis grupos de cores. Não é para comer vermelho durante um dia todo e amarelo no outro, já que assim haverá carência de vitaminas e minerais, ao invés do equilíbrio proposto pelo programa alimentar”.
Ela também lembra que dietas restritivas são muito difíceis de seguir. “A ideia de mesclar cores é muito boa, já que a pessoa pode escolher o que mais gosta de comer dentro grupos de cores”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário