Em tempos de corrida e, agora com altas temperaturas, hidratação torna-se ainda mais importante recurso ergogênico para sua performance. Quando se fala em hidratação, temos que levar em consideração alguns pontos:
1. tipo de corrida
2. intensidade da corrida
3. tempo de corrida.
Recurso ergogênico INDISPENSÁVEL, independente de intensidade, tipo de corrida ou qualquer outro parâmetro, a ÁGUA deve ser consumida durante o treino e/ou competição. Treinar o organismo da mesma forma que vai competir é uma estratégia simples mas que garante excelentes resultados.
Dependendo da intensidade e do tempo de corrida, CARBOIDRATOS devem ser consumidos durante essa competição para manutenção da performance. Pouco se fala , mas o carboidrato é um alimento extremamente importante para seu sistema imunológico, ou seja, ajuda manter seu organismo estável (bioquímica, hormônios, neurotransmissores...), dessa forma garantindo seus resultados.
Não há receita de bolo para água e carboidratos, a ideia é que sejam ingeridos em intervalos regulares para que não haja queda de rendimento. Cada caso é um caso, quando montamos essas estratégias levamos em consideração:
1. tempo de esvaziamento gástrico
2. velocidade de digestibilidade (estômago + intestino)
3. ocorrências de refluxo
4. melhor aceitação do tipo de carboidratos por parte do atleta e/ou desportista
Entender o tratogastrointestinal é a primeira estratégia para o sucesso do atleta e/ou desportista!!
Fonte: Nutricionista Rafael Longhi Sampaio de Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário