sexta-feira, 29 de abril de 2011

REPOSITORES HIDROELETROLÍTICOS


Os REPOSITORES HIDROELETROLÍTICOS são produtos formulados a partir de concentrações variadas de eletrólitos (sódio e cloreto), associados à concentrações variadas de carboidratos, podendo conter vitaminas, potássio e outros minerais. Como função principal podemos destacar a reposição hídrica e eletrolítica, afim de evitar a desidratação, repondo os líquidos (água) e eletrólitos (sódio e cloretos) perdidos pela transpiração. Além disso, os carboidratos presentes auxiliam na manutenção da glicemia e, também, servem como fonte de energia para o músculo ativo.

Quando não há reposição hidroeletrolítica, diversos sintomas podem ser observados pelo praticante de atividade física, tais como: aumento da frequência cardíaca e da temperatura, levando à fadiga; quadro de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue) que, também, gera fadiga, tonturas, confusão mental, e até desmaios; aparecimento da hiponatremia (queda de sódio), causando letargia, tontura, confusão mental, câimbras. Os REPOSITORES HIDROELETROLÍTICOS são produtos formulados a partir de concentrações variadas de eletrólitos (sódio e cloreto), associados à concentrações variadas de carboidratos, podendo conter vitaminas, potássio e outros minerais. Como função principal podemos destacar a reposição hídrica e eletrolítica, afim de evitar a desidratação, repondo os líquidos (água) e eletrólitos (sódio e cloretos) perdidos pela transpiração. Além disso, os carboidratos presentes auxiliam na manutenção da glicemia e, também, servem como fonte de energia para o músculo ativo.

Quando não há reposição hidroeletrolítica, diversos sintomas podem ser observados pelo praticante de atividade física, tais como: aumento da frequência cardíaca e da temperatura, levando à fadiga; quadro de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue) que, também, gera fadiga, tonturas, confusão mental, e até desmaios; aparecimento da hiponatremia (queda de sódio), causando letargia, tontura, confusão mental, câimbras, convulsão e até morte. repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos servem apenas para aqueles que realizam atividade física superior a 1 hora, cuja intensidade seja moderada ou pesada.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CREATINA

O que é Creatina?

A Creatina é uma combinação de 3 aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Pode ser encontrada naturalmente em alimentos de origem animal como carnes bovinas e peixes.

O que é Creatina Monoidratada?

Creatina Monoidratada é a forma de Creatina mais estudada no meio científico por seus efeitos ergogênicos sobre a massa muscular e desempenho físico de atletas. Creatina

Monoidratada é um pó branco, fino, que se mistura facilmente em água, porém não é totalmente dissolvida, podendo ficar acumulada no fundo do recipiente, quando deixada em descanso.

O que significa 'ergogênicos'?

Os ergogênicos são as substâncias, os processos ou os procedimentos que são capazes de melhorar o desempenho esportivo. Muitos desses recursos ergogênicos são considerados doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), entretanto, a creatina está fora da lista de substâncias proibidas pelo COI, ou seja, não é considerada doping e está liberada, também, pela ANVISA através da Resolução RDC 18/2010.

Quais os benefícios atribuídos à Creatina Monoidratada?

Hidratar o Músculo;

Volumizar as Células;

Ressintetizar o ATP;

Aumentar a massa muscular;

Aumentar a força;

Aumentar a energia.

O que é a fase de saturação da Creatina?

Existem estudos que relatam o esquema de Saturação e Manutenção, trata-se de dois esquemas para a utilização de creatina. Na saturação o consumo de creatina é elevado (5g de creatina quatro vezes ao dia, totalizando 20g/dia) por um determinado período (de cinco a sete dias) e na manutenção a ingestão de creatina é reduzida para 0,03g/kg/dia de peso corporal. Outros estudos contemplam que em doses mais baixas de creatina (3g/dia) a saturação também ocorreria, entretanto, em um espaço maior de tempo, porém com os mesmos efeitos ergogênicos.

Creatina engorda?

A creatina pura não contém calorias. O aumento de peso pode estar relacionado ao aumento da massa muscular ou, inicialmente, pelo aumento do volume da célula muscular. A creatina promove a volumização da célula muscular, ou seja, a creatina facilita a entrada da água e nutrientes na célula, hidratando-a, aumentando o seu volume e fazendo aparentar que os músculos estão maiores. Esse efeito se faz necessário para que os nutrientes permaneçam o maior tempo possível dentro da célula muscular, acelerando a síntese protéica e, consequentemente, aumentando a massa muscular.

Deve-se aumentar a ingestão de líquidos durante o uso de creatina?

A água facilita a entrada de nutrientes na célula muscular quando há a volumização proporcionada pela creatina. Deve-se ter uma hidratação correta para esse processo ser desempenhado com eficácia.

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos