sábado, 17 de março de 2012

Uso e Cuidado com Suplementos


O USO E O CUIDADO COM SUPLEMENTOS

O uso de suplementos é ainda hoje associado a anabolizantes.

No entanto, é necessário relacionar os anabolizantes com a utilização de hormônios. Já os suplementos não têm qualquer relação com hormônios. Trata-se de substâncias que encontramos geralmente na alimentação e que foram concentradas para melhorar seus efeitos positivos. Além disso, as pesquisas mostram que o momento do consumo é um fator determinante para a eficácia dos suplementos. Outro parâmetro que deve ser levado em consideração é a indicação para o consumo de suplementos que deverá respeitar os resultados da avaliação, assim como as características individuais.

Assim, a primeira coisa a ser feita é determinar quais são as qualidades físicas exigidas pela atividade física e o objetivo que possibilite a progressão de sua atividade esportiva. Os suplementos são usados para complementar a dieta, com vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, proteínas, aminoácidos e carboidratos. Portanto, uma vez feita à seleção de seu ou de seus suplementos, é conveniente consumi-los de maneira correta para aperfeiçoar os seus efeitos.

Por outro lado, é importante salientar que existem cuidados pelo seu uso inadequado.

Enquanto isto, com tantas ofertas no mercado é importante salientar que os produtos sob supervisão de órgãos fiscalizadores competentes devem conter registro do Ministério da Saúde – ANVISA – atestando a veracidade da informação apresentada em seu rótulo sendo ainda obrigatório para produtos importados, adesivo de tradução nas embalagens. Porém, desde agosto de 2.010, pela RDC nº27, os suplementos são isentos da obrigatoriedade de registro. Diante disto, o cuidado e a atenção no momento da compra desses produtos devem ser redobrados.

De fato, alguns suplementos produzem benefícios comprovados cientificamente, mas não é esse o caso de todos, muitos são produtos da moda. Com isto, propriedades miraculosas ou mágicas são uma constante que vem aumentando no universo comercial dos suplementos.

Hoje, é normal a extrapolação de numerosos nichos que realizam vendas de suplementos, os sites espalhados na internet, que, além de informações por vezes tendenciosas, abrigam propagandas exageradas de diversos produtos, com o perigo da facilidade de compra sem possibilidade de se verificar a procedência ou se são permitidos. Há também a informação, que se ouviu sobre alguém que está tomando determinado suplemento, e também quer tomar. E, sendo o público interessado bastante específico, é possível a compra ali mesmo, na academia ou naquele que tem o esporte como trabalho, em que nem sempre há conhecimento razoável sobre o produto adequado e os efeitos possíveis, além de produtos sem procedência conhecida ou sem o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Todavia, também se constata que existem lojas especializadas que permitem apresentar o alvará de Saúde e profissionais habilitados que se dedicam ao estudo dos suplementos. No que diz respeito às lojas especializadas, há segurança para efetuar a compra ainda com experiência no atendimento qualificado. Portanto, é importante garantir a segurança na hora de adquirir e consumir suplementos.

Por isso, no momento da compra, além do foco constante nas necessidades individuais e na abordagem mais personalizada possível do produto a ser ingerido, há vários fatores que influenciam não apenas o suplemento como única fonte alimentar, que também depende do biótipo, da atividade física e da alimentação. Então, neste aspecto é aconselhável que a prática de atividade física seja orientada por especialistas. Neste panorama, é aconselhável que gestantes, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com problemas de saúde devem buscar orientação de médico e/ou nutricionista antes de iniciar quaisquer planos de suplementação.

Desta forma, pode-se dizer que o importante é usar todo o poder dos suplementos a seu favor.

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos