segunda-feira, 28 de março de 2011

ERVA-MATE


A erva-mate possui diversos nutrientes, entre eles as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, bem como sais minerais: cálcio, manganês e potássio.

Além disso, é rica em alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas) além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

As propriedades antioxidantes da erva-mate protegem as células, inibindo diabetes, arteriosclerose e Alzheimer; reduzem o LDL (mau colesterol) além de auxiliar a diurese.

A cafeína, também presente na erva-mate, aumenta a disposição e, por ser um bom ativante do fígado, alivia o mal estar causado por problemas hepáticos.

Para se obter esses benefícios, contudo, é necessário que a erva-mate não contenha açúcares, agrotóxicos ou qualquer outro aditivo químico e este atributo a NUTRIMATE proporciona.

http://www.nutrimate.com.br/erva_mate_2.php

sábado, 19 de março de 2011

PÓLEN: UMA COLHERADA DE ENERGIA

Prato principal das abelhas, os pequenos grãos que elas colhem das plantas também são um tesouro nutritivo para o ser humano. E, agora que eles caíram no gosto e no conhecimento popular, os pesquisadores se dedicam ao desenvolvimento de produtos e receitas que estimulem a inclusão desse ingrediente valioso na alimentação diária. Basta uma única colher de sopa para conquistar mais ânimo e saúde.

A riqueza do pólen vem de uma parceria bem-sucedida: “O valor nutricional dos grãos é reforçado pela saliva das abelhas — repleta de enzimas e vitaminas —, usada para aglutinar as partículas e transportá-las”, afirma o zootecnista Silvio Lengler, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura.

O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui. “Em nossas análises verificamos que ele tem uma concentração semelhante à do leite integral”, compara a farmacêutica- bioquímica Ligia Muradian, da Universidade de São Paulo e da Comissão Internacional do Mel. E não estamos falando de uma proteína qualquer. “Ela contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais, partículas que constroem músculos e que o corpo não fabrica. É por isso que precisamos ingeri-las”, revela Lengler.

Mais um trunfo pró-energia: “Os flocos são fontes de gorduras, como alguns ácidos graxos, que não só aumentam a disposição como ajudam a eliminar o colesterol ruim”, afirma a bióloga Anna Frida Modro, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, no interior de São Paulo. O pólen também é aclamado por seu potencial antienvelhecimento. “Uma das explicações para esse efeito seria a presença de vitaminas como a C e a E”, especula Lidia Barreto. Elas combatem os radicais livres, moléculas formadas no organismo devido a um processo natural de oxidação e que deterioram as células.

Um arsenal de vitaminas completa a lista de virtudes do pólen. “Verificamos que ele é fonte de vitamina B2 em quantidades que se equiparam às do lombo de porco”, conta a nutricionista Vanilda Arruda, também da Universidade de São Paulo. “Essa substância atua na prevenção da catarata e da fadiga ocular”, continua. Outras vitaminas do complexo B, que participam do desenvolvimento do sistema nervoso e na recuperação de tecidos, foram detectadas em doses expressivas.

Mais um destaque dos grãos florais é o betacaroteno, composto que, no organismo, se transforma em vitamina A, responsável por proteger a visão e a pele. “Algumas amostras de pólen apresentam uma quantidade 20 vezes maior de betacaroteno do que a encontrada na cenoura, considerada a principal fonte da substância”, garante Silvio Lengler. O grãozinho ainda é repleto de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal.

Para tirar proveito de tantos efeitos positivos, é preciso apostar no produto certo, portanto ficar atento ao recipiente também faz a diferença. “Dê preferência aos vidros ou aos potes plásticos bem vedados e evite os saquinhos”, aconselha Silvio Lengler. Essa precaução impede a passagem de umidade, que propicia a contaminação por fungos e a deterioração do pólen, tornando-o rançoso, amargo e com uma coloração escura.

Atualmente, o pólen é comercializado na Europa e na Ásia como ingrediente de tônicos consumidos especialmente por idosos, com o objetivo de retardar o impacto do envelhecimento.



quarta-feira, 9 de março de 2011

BENEFÍCIOS DO COLÁGENO EM PÓ


Por que essa substância tem tanto poder? É um tipo de proteína – aliás, 30% da proteína do nosso corpo é colágeno – que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele. O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. “Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente. A produção passa a ser de apenas 35%, em média”, diz Jocelém Salgado, pesquisadora e professora de nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.


O colágeno é barato, prático (basta dissolver o pó na água), facilmente encontrado no mercado e sem contraindicação.

(http://boaforma.abril.com.br)

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos