segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quais suplementos devemos usar antes do treino?

A indicação de suplementos pré-treino segue de acordo com o objetivo de cada pessoa. Caso a pessoa queira ganhar músculos o suplemento pré-treino será diferente daquele indicado para perda de gordura ou de resistência e força.
Segue algumas dicas:

- Para ganho de massa: Neste caso precisamos de mais energia e força e os mais indicados são a maltodextrina, creatina, dextrose, multivitamínicos, etc.;

- Para perda de gordura: termogênicos, que aumentam a temperatura corporal elevando a queima de calorias, e cafeína;

- Para corrida ou artes marciais: BCAA, óxido nítrico, mulltivitamínicos e minerais quelatos.

É importante ressaltar que não é indicado utilizar suplementos que tenham digestão lenta antes da atividade física, pois o organismo estará em processo de digestão e atrapalhará o rendimento no treino.

Fonte: Revista Suplementação

sábado, 21 de janeiro de 2012




A invasão dos termogênicos

Há uma enxurrada de cápsulas termogênicas no mercado prometendo mundos e fundos. Mas elas aceleram o metabolismo? Como funcionam? Quem pode tomar? Há contraindicações? Nutricionistas esclarecem as principais dúvidas sobre estas substâncias.

• O que são?
As pílulas são classificadas como termogênicas por conterem ativos (nutrientes) com ação estimulante, que podem contribuir para o aumento da temperatura corporal, durante um exercício, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite, conforme explica a nutricionista Elaine de Pádua.

Estas substâncias ajudam a metabolizar gorduras, convertendo-as em energia para o corpo. Se você tiver que interromper o consumo, seu organismo simplesmente volta ao ritmo anterior, sem fazer você engordar. Até porque as cápsulas só fazem você gastar uma média de 5 a 10% a mais do que gastaria sem elas.

• Como tomar
A regra é clara: não devem ser tomadas sem indicação de um profissional (nutricionista, clínico- geral, endocrinologista, homeopata ou nutrólogo), principalmente se você for hipertensa ou sensível à cafeína. Passe longe de fórmulas vendidas sem fiscalização. As substâncias termogênicas são encontradas em farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de produtos prontos, mas é preciso verificar sua procedência.
• Alimentos que ajudam

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, e provavelmente você deve consumir algum deles em seu cardápio do dia a dia. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

São eles: gengibre, pimenta vermelha e chá verde, mistarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (linhaça, bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linoleico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios, sem esquecer da linhaça).

• Diferentes tipos
Geralmente, as cápsulas termogênicas são compostas de ingredientes naturais, como chá verde, guaraná ou cafeína. Algumas opções cuja formulação química foi proibida (é o caso da efedrina) causavam efeitos colaterais fortes como dores de cabeça, perda de apetite, taquicardia e dependência, segundo a nutricionista Beatriz Botéquio.

A nutricionista Flávia Morais ressalta que a eficácia destas substâncias é comprovada se aliada com mudanças no estilo de vida. Ou seja: você não vai escapar de ter uma dieta equilibrada e atividade física, essenciais para perda e manutenção de peso a médio e longo prazo.

CARDERNO VIDA – BEM ESTAR ZERO HORA 21.01.2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012



SUPLEMENTAÇÃO SEM MEDO

Muitas vezes vistos com desconfiança pelos iniciantes de prática esportiva, os suplementos nutricionais são uma poderosa ferramenta para se obter resultados satisfatórios, sem abrir mão da saúde.

É crescente a procura por produtos que auxiliem na busca pelos resultados esportivos e estéticos. Da mesma forma, é crescente a variedade de produtos nas prateleiras das farmácias, supermercados e lojas especializadas em suplementos ou produtos naturais.O fato é que, se utilizados produtos de qualidade e de maneira correta, podemos nos surpreender com os resultados atingidos.

Seguem abaixo respostas de algumas perguntas mais comuns sobre o tema.


1- Quais as diferenças entre suplemento nutricional e anabolizante?
Suplementos nutricionais são produtos alimentícios que complementam a alimentação através do fornecimento de nutrientes específicos. Desta forma, conseguem melhorar a performance e a estética corporal por via natural, sem efeitos colaterais em indivíduos saudáveis nas quantidades recomendadas. Já os anabolizantes, também conhecidos como “bombas”, são drogas, muitas vezes à base de hormônios, proibidas pelos comitês anti-doppings esportivos. Também têm finalidade de melhora de performance ou estética, porém por meios que podem resultar em sérios efeitos colaterais.

2- Quem pode tomar?
Todos os indivíduos saudáveis podem consumir suplementos nutricionais. O objetivo esperado, a atividade física, a alimentação e o estado nutricional de cada indivíduo definem os suplementos nutricionais indicados.

3- Quais são os principais suplementos esportivos e quais são os resultados esperados?
São os suplementos a base de proteínas para ganho de massa muscular, os suplementos termogênicos para redução de peso corporal, os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) para redução de fadiga física e mental decorrente da atividade física e a creatina para aumento de força e energia para os treinos intensos.

4- Em quanto tempo pode-se notar os resultados?
Cada suplemento tem um mecanismo de ação no organismo e por isso, o tempo mínimo para se perceber os resultados varia de acordo com o produto, quantidade consumida, qualidade do produto, além da alimentação e atividade física praticada.

5- Precisam de prescrição médica ou nutricional?
Por serem alimentos, não necessitam de receita médica ou nutricional para o consumo. É preferencial o acompanhamento de nutricionista na adequação do plano alimentar em conjunto com a suplementação.

6- Por quanto tempo podem ser tomados?
Podem ser consumidos sem restrição de tempo de acordo com as necessidades nutricionais.

7- Quais os suplementos esportivos mais indicados para quem está iniciando uma atividade física?
Se o objetivo for ganho de massa muscular, é importante o consumo de produtos a base de carboidratos e proteínas, principalmente logo após os treinos.

Se o objetivo for emagrecimento, os suplementos termogênicos são os mais usuais, devido à capacidade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico total.

Fonte:
http://www.neonutri.com.br/mostra_fiquesabendo.asp?codigonoticia=349
Dra. Miriam LoiolaNutricionista Responsável pelo Departamento Técnico de Nutrição
NeoNutri Suplementos Nutricionais
SUPLEMENTAÇÃO SEM MEDO

Muitas vezes vistos com desconfiança pelos iniciantes de prática esportiva, os suplementos nutricionais são uma poderosa ferramenta para se obter resultados satisfatórios, sem abrir mão da saúde.

É crescente a procura por produtos que auxiliem na busca pelos resultados esportivos e estéticos. Da mesma forma, é crescente a variedade de produtos nas prateleiras das farmácias, supermercados e lojas especializadas em suplementos ou produtos naturais.O fato é que, se utilizados produtos de qualidade e de maneira correta, podemos nos surpreender com os resultados atingidos.


Seguem abaixo respostas de algumas perguntas mais comuns sobre o tema.


1- Quais as diferenças entre suplemento nutricional e anabolizante?Suplementos nutricionais são produtos alimentícios que complementam a alimentação através do fornecimento de nutrientes específicos. Desta forma, conseguem melhorar a performance e a estética corporal por via natural, sem efeitos colaterais em indivíduos saudáveis nas quantidades recomendadas. Já os anabolizantes, também conhecidos como “bombas”, são drogas, muitas vezes à base de hormônios, proibidas pelos comitês anti-doppings esportivos. Também têm finalidade de melhora de performance ou estética, porém por meios que podem resultar em sérios efeitos colaterais.2- Quem pode tomar?Todos os indivíduos saudáveis podem consumir suplementos nutricionais. O objetivo esperado, a atividade física, a alimentação e o estado nutricional de cada indivíduo definem os suplementos nutricionais indicados.3- Quais são os principais suplementos esportivos e quais são os resultados esperados?São os suplementos a base de proteínas para ganho de massa muscular, os suplementos termogênicos para redução de peso corporal, os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) para redução de fadiga física e mental decorrente da atividade física e a creatina para aumento de força e energia para os treinos intensos.4- Em quanto tempo pode-se notar os resultados?Cada suplemento tem um mecanismo de ação no organismo e por isso, o tempo mínimo para se perceber os resultados varia de acordo com o produto, quantidade consumida, qualidade do produto, além da alimentação e atividade física praticada.5- Precisam de prescrição médica ou nutricional?Por serem alimentos, não necessitam de receita médica ou nutricional para o consumo. É preferencial o acompanhamento de nutricionista na adequação do plano alimentar em conjunto com a suplementação.6- Por quanto tempo podem ser tomados?Podem ser consumidos sem restrição de tempo de acordo com as necessidades nutricionais.7- Quais os suplementos esportivos mais indicados para quem está iniciando uma atividade física?Se o objetivo for ganho de massa muscular, é importante o consumo de produtos a base de carboidratos e proteínas, principalmente logo após os treinos. Se o objetivo for emagrecimento, os suplementos termogênicos são os mais usuais, devido à capacidade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico total.
Dra. Miriam LoiolaNutricionista Responsável pelo Departamento Técnico de NutriçãoNeoNutri Suplementos Nutricionais

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fatores relacionados ao ganho de massa muscular

Ao iniciar um programa de treinamento de uma atividade física com o objetivo de ganhar musculatura é necessário e essencial priorizar 3 fatores que levarão a atingir o objetivo de hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular. São eles: treinamento, alimentação e recuperação.

* O treinamento de hipertrofia desenvolve o aumento de massa muscular exigindo a aplicação de sobrecargas adequadas sempre respeitando as variáveis do treinamento.

* A alimentação deve ser balanceada em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Sendo muito necessário em alguns casos o uso de suplementos alimentares.

* O período de recuperação entre séries e intervalos. Porque haverá a recuperação do organismo e dos substratos energéticos.

O treinamento de força é praticado por pessoas com diferentes objetivos: aumento de massa muscular, melhora no condicionamento físico (aumento da potência, performance e resistência muscular). É muito importante estar bem alimentado antes de treinar e após terminar seu treino, caso contrário sua performance de treino estará bem prejudicada.
Na ânsia de ganhar massa muscular o praticante de atividade física treina excessivamente os mesmos segmentos musculares sem dar tempo de recuperação e isso prejudicará o objetivo desse treinamento.
Segundo Powers, Howley (2000 p.405) parte do ganho de força que ocorre no treinamento, especialmente no início de um programa, se deve as adaptações neurais e não ao aumento de músculo. Com o corpo em estado de repouso as fibras musculares tendem a se reconstituir com mais força e resistência. A hipertrofia poderá ser observada em torno de 8 semanas de treinamento.
Ghorayeb, Barros (1999) recomenda que a prática da atividade física não deva ser executada em jejum sob risco de crise hipoglicêmica precedida de mal - estar, náuseas e levando algumas vezes momentaneamente a perda da consciência. O anabolismo significa a capacidade de crescimento e recuperação do organismo no período de recuperação. Já o catabolismo determina o grau de desgaste do organismo devido ao exercício já realizado. (Santarém 2003). É essencial a recuperação de substratos energéticos e taxas de oxigênio para assim estar prevenindo lesões e otimizar o ganho de musculatura.

Fonte de Pesquisa:
http://www.ufpi.br/subsiteFiles/def/arquivos/files/FATORES%20INTERVENIENTES%20NO%20GANHO%20DA%20MASSA%20MUSCULAR(1).pdf


Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos