sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dicas para iniciantes na musculação

A avaliação física também é o ponto-chave para quem quer entrar na musculação. A partir da vistoria de um médico e instrutor, o aluno consegue saber seu percentual de gordura, nível de força, flexibilidade, problemas cardíacos, de coluna, entre outros fatores físicos que vão mudar o desempenho na academia.

Lembre-se de que seus músculos não estão acostumados com a carga de peso e força que irão receber nos próximos dias. Portanto, fique de olho na sua respiração, postura e adaptação muscular, isso significa fazer uma autoanálise durante os treinos do que é mais difícil e mais fácil de executar na academia.

O papel do professor no começo dos treinos é fundamental para que problemas maiores não surjam no futuro. O profissional deve ficar atento às adaptações musculares, de ligamentos e tendões. O aluno, por sua vez, sempre (sempre mesmo) deve priorizar o alongamento para evitar uma série de lesões corporais.

Outro ritual imprescindível para executar os exercícios na academia é o aquecimento. O ideal é apostar no aquecimento geral e localizado. Normalmente, o corpo leva de quatro até seis semanas para conseguir partir para um estágio mais avançado.

De acordo com os profissionais, os exercícios de musculação utilizam fortemente de movimentos que envolvem as articulações, exigindo maior flexibilidade do aluno. Esta adaptação só conquistada com alongamentos (depois do treino) e aquecimento antes dos treinos.

Lembrando que, a adaptação e resultados são individuais de devem ser respeitados para evitar fatalidades corporais. Como os treinos devem ser gradativamente intensivos, o aluno que começa a academia pela primeira vez, treina inicialmente com um exercício para cada grupo muscular. Desta maneira, o corpo não fica desproporcional e também se adapta com maior facilidade.

Primeiro, treine os grandes grupos musculares (costas, coxas e peitoral), seguidos dos exercícios para os grupos musculares menores (bíceps, tríceps, ombro e panturrilhas). De acordo com os especialistas, os grandes grupos musculares tendem a ficar cansados mais facilmente que os menores. Além disso, o segundo grupo de músculos fortalecem os primeiros. Desta maneira o seu treino será melhor aproveitado.

Desenvolver primeiro o tronco é uma boa escolha para manter a postura correta e estabilidade do corpo. Os profissionais indicam começar um treino de 20 repetições em todos os exercícios, e a cada dois meses, ir intensificando e modificando a musculação.

Com o tempo, o corpo vai se acostumando com os exercícios e é nesta hora que o aluno deve intensificar os treinos. Os especialistas indicam diversificar os exercícios para que o corpo não acostume completamente, desta forma os resultados ficarão mais fáceis de serem atingidos. Seja gradativo, mas não acomodado com os exercícios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos