quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O que é a Glutamina?

Glutamina

O que é a Glutamina?

É o aminoácido não essencial (corpo humano pode sintetizar) mais abundante encontrado no tecido muscular. Encontrado principalmente no sangue e nos músculos, e é literalmente dilacerado dos músculos durante o período de estresse, principalmente, quando se está em exercícios intensos e treinamento com peso.
É chamado de aminoácido não essencial, pois é produzido pelo corpo, no entanto como o treinamento provoca um hipercatabolismo caracterizado pelo déficit de glutamina, dentre outras alterações, é condizente classificá-lo como condicionalmente essencial.

Por isto, apresenta importante função anabólica promovendo o crescimento, reparação e redução do catabolismo muscular, participando também para a recuperação do sistema imunológico durante períodos de traumas físicos ou estresse e diminuindo a gravidade de infecções e sendo ainda fundamental para a integridade do tratamento gastrointestinal e prevenção do risco de translocação bacteriana.



 





Como o nosso corpo utiliza a Glutamina?

A glutamina é essencial em diversas funções:



• Fonte primária de energia para o sistema imunológico;

• Mantém a integridade estrutural e a saúde do revestimento intestinal;

• Atua como um nutriente energético por que ela capta água para o interior da célula.

• Desempenha um papel importante na síntese de proteínas nos músculos;

• Ajuda no controle do açúcar no sangue.




Glutamina e massa muscular:

• Diminui o tempo de recuperação muscular;

• Aumenta a produção de hormônio do crescimento;

• Diminui o catabolismo muscular durante o exercício;




Glutamina mais indicada:




A L-Glutamina é destinada ao uso das próprias células intestinais e poderia ser utilizada com o fim de diminuição de catabolismo proteico, que também está envolvida com a atividade imunitória. Para fins de suplementação em nutrição esportiva, as formas mais indicadas da glutamina são glutamina dipeptídeo, AKG e malato. Esses tipos de glutamina conseguem ultrapassar a barreira intestinal em quantidade significativa e, então, podem servir de energia para o organismo, minimizando a oxidação de aminoácidos durante a atividade física, ou seja, favorecendo a preservação de massa muscular. Assim, independente da forma utilizada, a glutamina é um nutriente essencial para o equilíbrio orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos