terça-feira, 10 de setembro de 2013

AS PROTEÍNAS DO SORO DO LEITE – A WHEY PROTEIN

 As proteínas do soro do leite, também conhecidas como WHEY PROTEIN, são extraídas do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo.
 Dentre as suas características são reconhecidas pelo seu alto valor nutricional, ou seja, fornecem alto teor de aminoácidos essenciais, principalmente os de cadeia ramificada (BCAA), com ótimos teores de cálcio em sua composição. Possuem também na sua composição, aminoácidos não essenciais, com altas concentrações de glutamina, que está relacionado ao estímulo e bom funcionamento do sistema imunológico.
 Além disto, ao serem consumidas não sofrem a ação dos ácidos estomacais, o que faz com que permaneçam intactas até chegarem ao intestino delgado, onde são rapidamente digeridas e seus aminoácidos absorvidos, o que quer dizer, fazem elevar a absorção desses aminoácidos de alto valor biológico na circulação sanguínea, estimulando a síntese de proteínas nos tecidos. Ainda, dentre outras características, se destacam pela sua maior retenção de nitrogênio, o qual é um fator importante de crescimento muscular.
 Por isto, é considerada atualmente como a melhor fonte proteica, utilizada por atletas e desportistas, como também já é empregada na nutrição clínica, como suplemento e fórmulas enterais favorecendo o restabelecimento do estado nutricional. Visto ainda, possuírem teores reduzidos ou isentos de lactose, permitem o seu consumo por pessoas intolerantes à lactose. Portanto, já existem diversos estudos que comprovam suas propriedades funcionais das proteínas do soro do leite, a WHEY PROTEIN, as quais podem beneficiar à saúde.

TIPOS DE WHEY PROTEIN

 WPC é a whey de menor qualidade obtida do processo da fabricação do queijo. Durante estes processos a gordura e a lactose são filtradas para que o produto final seja de pouca gordura e pouco carboidrato e altamente concentrado. No entanto, a quantidade de proteína pode variar de 35% a 95%, ou seja, quanto maior a concentração de proteína mais vezes têm que ser filtrado aumentando com isto os custos.


WPI, processamento dado na proteína (normalmente quando se têm mais de 88% de proteína chamamos de isolado) se obtêm melhor absorção, sendo a mais rica em aminoácidos essenciais e também livre de gorduras e lactose e outros elementos indesejados.


 WPI-CFM significa cross flow ou por fluxo cruzado, microfiltragem onde permite preservar as proteínas de alto valor biológico no seu processo de extração por frações naturais que lhe dá o maior aporte de proteínas nobres e melhor perfil de aminoácidos, pois não é aquecido (processo a frio), não possuindo acidez e processo enzimático (modificação), sendo separado por tamanho de molécula e peso molecular, não danificando os componentes que ajudam no sistema imunológico. Porém têm um pouco menos de concentração de proteína, pois utiliza filtro de cerâmica para separar a proteína da solução.

  WPI-ION EXCHANGE, é o processo de microfiltragem por troca iônica, ou seja, o benefício é que o produto final têm menos gordura e lactose sendo o carboidrato considerado desprezível, porém neste processo dois reagentes são utilizados (ácido clorídrico e hidróxido de sódio) no processo de separação da proteína e das impurezas e com isto alguns aminoácidos são desnaturados e algumas subfrações são destruídas no processo de fabricação.


 WPH, normalmente é um isolado (WPI) que teve algumas ligações peptídicas entre os aminoácidos quebrados por enzimas no processo chamado hidrólise  enzimática o que confere maior velocidade de absorção (pré-digeridas) entre todas as proteínas assimiladas no músculo (pode ser vendida na forma liquida que são os famosos aminoácidos). O nível de hidrólise determina o quão amargo o produto final vai ficar, porém será difícil encontrar qualquer produto que informe a porcentagem da hidrólise.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica































ProSport Suplementos

ProSport Suplementos